Assuntos

domingo, 28 de março de 2010

FRACTAIS! O QUE SÃO?

Imagine uma árvore. Troncos, Galhos principais, Galhos secundários, Caules, Folhas, Nervuras das Folhas...
Se agora você cortar um Galho principal e enterrá-lo no chão o que verá não se assemelha a uma pequena árvore, tal como a original?
Essa é a essência dos fractais. Formas geométricas que são "auto-contidas", isto é, um pedaço da figura contém a própria figura e assim sucessivamente. Na teoria, essa ampliação pode até ser infinita.
Veja a imagem de uma árvore fractal e compare com a sua prima verdadeira acima. Não há semelhanças óbvias?
Mas as figuras fractais são baseadas em equações matemáticas bem complexas, pois, de fato, elas desenham padrões que não estão nem em duas dimensões - uma figura plana - e nem em três dimensões - um objeto tridimensional. Na verdade, as figuras fractais são representações gráficas de figuras com dimensão fracionária (Entre 2D e 3D, existe, por exemplo 2,675D).
Pirou? Pode ficar doidão, pois é isso mesmo! Está além da visualização humana.
Mas como somos insistentes, mandamos nossos computadores desenharem a "parte visível" destas figuras.
Mandelbrot foi o cientista que descobriu as figuras fractais e uma delas, em sua homenagem, é chamada de Fractal de Mandelbrot.
Veja a figura plana deste fractal e a linda simulação em três dimensões desta curiosa figura. E de brinde, um Brócolis Real Fractal Mutante. Você teria coragem de comer um desses? Imagine acordar no outro dia com mais umas cinquenta cabeças!!!!
Esse post foi sugestão do meu grande amigo e professor de física, Ivan, de Campinas - SP, que certamente tem um cérebro fractal.
Valeu cabeção!

LISTA 03-CDF-3ºANO/CURSO

Turma: 3ºANO/Curso - CDF
Numeração: Lista 03
Tema: Fenômenos Ondulatórios - Reflexão e Refraçao
BAIXAR

LISTA 02-DEGRAUS-2ºANO

Turma: 2ºANO - Degraus
Numeração: Lista 02
Tema: Osciladores Harmônicos
BAIXAR