Assuntos

sábado, 6 de fevereiro de 2010

EQUILÍBRIO SOBRE-ESTÁTICO

Tem vezes que o bom é ser ignorante para aceitar melhor as coisas que vemos no mundo.
Depois que assisti esse vídeo, minha opinião sobre equilíbrio estático e movimento jamais foram os mesmos.
Já viu imagens daquelas mulheres que carregam bacias de roupas na cabeça? Esqueça isso.
A Sensação agora é carregar tijolos - MUITOS tijolos. Mas não pode deixar cair!!!

O EQUILIBRISTA

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

SIMULADOR DE MCU E MHS

Este é mais um interessante simulador físico que apresenta, de forma muito simples e direta, o Movimento Circular de uma partícula com velocidade constante e suas projeções ortogonais que representam o Movimento Harmônico Simples.
E de brinde vai um gráfico em tempo real para as projeções desse movimento.
Confuso esse texto? Acesse o simulador e entenda melhor. Mas note que dá para alterar os valores iniciais e selecionar as grandezas a serem observadas.
Divirta-se!


LISTA 01-CDF-CURSO

Turma: Curso - CDF
Numeração: Lista 01
Tema: Fundamentos da Ondulatória

LISTA 01-DEGRAUS-3º ANO


Turma: 3º Ano - Degraus
Numeração: Lista 01
Tema: Cinemática do MHS

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

ACELERADORES DE PARTÍCULAS

Sabia que ao ler esta postagem você está usando uma tecnologia criada há duas décadas por cientistas europeus que buscavam um método mais eficiente e rápido de compartilhar informações? Sim! É a internet e o fantástico mundo www.
O berço da internet foi o CERN - Centro Europeu de Pesquisa Nuclear. Dentre várias linhas de pesquisa, o CERN abriga o gigantesco LHC - Grande Colisor de Hadrons. É lá que as mais promissoras descobertas da física devem ocorrer nos próximos anos.
O Brasil contribui com brilhantes mentes nos laboratórios do LHC, mas também temos nosso pequeno, porém importante acelerador de partículas. O LNLS - Laboratório Nacional de Luz Síncroton. E nesse eu já trabalhei! Foi uma experiência fantástica!
Veja os videos abaixo e conheça um pouco mais de cada um deles.

LHC

LNLS

domingo, 31 de janeiro de 2010

SIMULADOR DE COLISÕES

Esse post é o primeiro de uma série de postagens sobre simuladores de fenômenos físicos.
Trata-se de um aplicativo que funciona sobre a plataforma JAVA e permite aos computadores executarem programas especificamente projetados para uma determinada função.
O seu computador só executará este aplicativo, e os outros que ainda vou postar, se tiver instalado o Ambiente Java. Se seu navegador não mostrar nada de interessante, baixe e instale o JAVA AQUI.
Então é só experimentar e curtir. Note que o aplicativo permite interação com o seu mouse e teclado. Altere os valores iniciais e veja as mudanças.
Esse simulador mostra o que acontece quando dois corpos de massas diferentes colidem entre si.

O CUBO MÁGICO

Acho que não deve ser novidade para você se alguém te mostrasse um Cubo Mágico - também chamado de Cubo de Rubik -  e pedisse para você resolvê-lo, não é mesmo?
Esse simples brinquedo, lançado em 1974, é um quebra cabeças tridimensional que vem desafiando gerações para saber quem é o mais rápido na hora de resolvê-lo.
É claro que problemas matemáticos e lógicos podem ser facilmente resolvidos por computadores como é o caso do video abaixo.
Um robô NXT MindStorm da Lego, o mesmo usado em laboratórios de robótica como o que eu utilizo, foi programado para solucionar o quebra cabeças e obviamente fez isso com muita rapidez.
Mas será que a mente humana sempre perderá para a máquina na hora de fazer contas difíceis? Tome suas conclusões assistindo o outro video.

O ROBÔ

O SER HUMANO